Artigo de João Isaac
13-05-2019

O novo Opel Grandland X Hybrid4 é o mais recente elemento da família de modelos eletrificados da marca alemã. A versão híbrida plug-in do Grandland X utiliza um motor térmico 1,6 turbo, a gasolina, e dois motores elétricos. A sua potência combinada é de 300 cavalos. Um dos motores elétricos do sistema híbrido está acoplado ao eixo traseiro, assegurando a tração integral.

Leia ainda: SEAT avança com a sua ofensiva elétrica

A bateria de iões de lítio, com 13,2 kWh de capacidade, pode ser totalmente recarregada numa 1 hora e 50 minutos. Está colocada debaixo do banco traseiro, maximizando a habitabilidade. A autonomia em modo elétrico é de cerca de 50 quilómetros. A travagem regenerativa garante, também, que a energia dissipada durante as desacelerações não é desperdiçada. O benefício deste aproveitamento pode atingir os 10%. A intensidade da regeneração é variável, podendo ser definida para um valor superior que permite conduzir com recurso a apenas um pedal graças ao elevado efeito de travão-motor do sistema.

Potência e versatilidade

O Grandland X Hybrid4 dispõe de quatro modos de condução – Elétrico, Híbrido, AWD e Sport – que podem ser selecionados pelo condutor. O modo Híbrido gere automaticamente a potência dos motores térmico e elétricos e o modo Elétrico destina-se, por exemplo, à circulação em centros urbanos. O modo AWD é indicado para a condução sobre superfícies de aderência mais limitada, ativando a tração elétrica do eixo posterior. No modo Sport, o Grandland X Hybrid4 coloca o seu foco na performance.

A abertura do período de encomendas do novo Grandland X Hybrid4, o primeiro plug-in da Opel, está agendado para breve. A Opel espera entregar as primeiras unidades logo no início de 2020. Até 2024, o objetivo da marca é ter pelo menos uma versão eletrificada por modelo da sua gama. A aposta no motor de combustão vai manter-se, mas modelos totalmente elétricos são,  também, uma certeza. A nova geração do Corsa, a lançar no próximo ano, será uma das contempladas.

Percorra a galeria e fique a conhecer o novo Opel Grandland X Hybrid4.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados