Artigo de João Isaac
27-04-2019

O novo Mini John Cooper Works GP, a versão mais desportiva do icónico modelo britânico, deverá chegar ao mercado já em 2020. Com uma potência que deverá rondar os 300 cavalos, promete tornar-se numa das propostas mais potentes e dinâmicas do segmento dos compactos desportivos.

Primeiro, surgiu sob a forma de teaser com a revelação oficial do concept e agora foi apanhado em testes no exigente traçado do Nordschleife, no circuito de Nürburgring. O novo Mini JCW GP, tal como a versão que substitui, vai utilizar um motor sobrealimentado de quatro cilindros, mas agora com 2,0 litros de cilindrada.

Leia ainda: Aston Martin DBS GT Zagato, o presente de aniversário de 7 milhões de euros

Esta é a mesma unidade utilizada na versão JCW mas com a potência a subir de 231 para uns impressionantes 300 cavalos. A grande agilidade e a dinâmica de exceção são qualidades reconhecidas a todas as versões da gama, mas o novo JCW GP vai assumir-se como o expoente máximo da performance oferecida pelo Mini de três portas.

A potência vai subir de 231 para uns impressionantes 300 cavalos

O vinil aplicado pelos engenheiros na carroçaria, com elementos em fibra de carbono, bem tenta esconder a elaborada aerodinâmica. Apesar disso, a agressividade dos guarda-lamas, o spoiler traseiro e até os vários circuitos que compõem o padrão da camuflagem não deixam margem para dúvidas.

Veja ainda: A nova bomba de James Bond

O novo Mini John Cooper Works GP tem tudo para tomar a liderança do seu segmento em termos de performance. Para lidar com o incremento de potência, o JCW GP contará com uma afinação específica de suspensão, bem como um sobredimensionado sistema de travagem que garantirá uma capacidade de desaceleração ao nível da performance do motor.

“Construído só para alguns”

A frase escolhida pela Mini para promover a mais recente evolução do seu desportivo diz muito sobre a produção prevista que será limitada a 3000 unidades. Outro número que deverá dificultar o acesso ao mais picante dos Mini será o seu preço, embora a marca ainda nada tenha revelado. Também ainda não é conhecido o valor da velocidade máxima, mas considerando, por exemplo, que o atual JCW com menos 70 cavalos cumpre a aceleração dos 0-100 km/h em cerca de 6 segundos, o novo GP deverá retirar umas quantas décimas a este valor, passando a ser o Mini mais rápido de sempre.

 

Percorra a galeria e veja mais fotos do concept Mini John Cooper Works GP.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados