Artigo de Equipa Automundo
05-01-2018

À primeira vista, o que chama mais a atenção no Fiat 500X S-Design é a cor: um irresistível verde militar, mate, com acabamentos subtis em preto na parte inferior da carroçaria, jantes e para-choques.

Cromados muito poucos, como convém. E uns muito estilizados X espalhados, aqui e ali, a salientar a irreverência do modelo. À segunda vista, vê-se que este não é um modelo corriqueiro da gama 500, mas sim preparado para mais duras provas diárias.

Ótimo para o trânsito da cidade

O que é ótimo para o trânsito da cidade, para ir às compras, levar as crianças à escola ou, ao fim-de-semana, para transportar as bicicletas, skates e outros gadgets de pura diversão.

Diversão como a que inspira este automóvel! Pois o seu motor 1.6 MultiJet com 120 cv não se nega a nada e os acabamentos também ajudam.

Faróis Xénon com óticas escurecidas, jantes em liga leve de 17 polegadas com acabamento myron, vidros escurecidos, tablier em preto mate com textura e logótipo 500 acobreado, moldura do rádio e do ventilador central em myron.

Outras características a destacar passam pelo túnel central e painel das portas com acabamento escurecido, tecido Castiglio em preto com design chevron, com inserções em ecopele preta e costuras acobreadas e logótipo 500 em cobre e preto. Ah, e inúmeros espaços de arrumação por todo o lado. Como convém para acomodar imensa tralha dos passageiros mais exigentes.

Leia ainda: E o Fiat 500 cresceu, cresceu, cresceu…

Na instrumentação e tecnologia, o Fiat 500X S-Design é irrepreensível.

Na área da instrumentação e tecnologia, o S-Design é irrepreensível. Com sistema brake control (disponível em diversos packs opcionais, usa sensores de radar e vídeo para alertar quando a diferença de velocidade detectada entre o seu veículo e o da frente é muito curta, dando conta do potencial risco de colisão.

Se o condutor não reagir, o sistema trava automaticamente para evitar ou reduzir o impacto), cruise control adaptativo (disponível mediante solicitação, permite estabelecer a velocidade e mantê-la durante toda a viagem. Graças ao radar frontal, o sistema deteta veículos ou objetos na estrada e reduz a velocidade ou aumenta a distância do veículo que segue em frente), sistema de deteção de ângulos mortos com aviso intermitente nos retrovisores, aviso de transposição de faixa de rodagem e câmara e sensores de estacionamento.

Por fim, para uma experiência X ainda mais divertida, tem o sistema de infoentretenimento U-Connect, com ecrã táctil de 6,5 polegadas (sim, aqui poderia ser um pouco maior…), comandos no rádio, sistema bluetooth, audio streaming e funcionalidade eco:Drive, para uma condução mais “verde”. Difícil, vai ser largar o carro no estacionamento… Vai mais um passeio?

Ficha Técnica
Motor
Tipo: quatro cilindros em linha
Capacidade: 1598 cc
Potência: 120 cv (3750 rpm)
Binário: 320 Nm (1750 rpm)
Transmissão
Tracção: dianteira
Caixa: automática de seis velocidades de dupla embraiagem DCT
Chassis
Dimensões (Comp./Alt./Larg.): 4248/1976/1600 mm
Peso: 1320 Kg
Bagageira: 350/1000 litros
Prestações
Velocidade máxima: 186 km/h
Aceleração (0-100 km/h): 10,5 seg
Consumos (litros/100 km)
Cidade (anunciado): 4,7
Estrada (anunciado): 3,9
Média (anunciada): 4,2
Emissões Co2: 110 g/km

Percorra a galeria e veja as fotos do FIAT 500X S-Design.

Texto: Luís Peniche;
Fotos: DR

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados